AUTISMO - O que você precisa saber

O que é autismo?
O autismo é uma deficiência de desenvolvimento que afeta como o indivíduo percebe o mundo e interage com os outros.

As pessoas autistas vêem, ouvem e sentem o mundo de forma diferente das outras pessoas. Se você é autista, você será autista pra a vida toda.
O autismo não é uma doença ou enfermidade e não pode ser "curado". Muitas vezes as pessoas sentem que ser autista é um aspecto fundamental de sua identidade.

Todas as pessoas autistas compartilham certas dificuldades, mas ser autista irá afetá-las de maneiras diferentes. Algumas pessoas autistas também têm dificuldades de aprendizagem, problemas de saúde mental ou outras condições, o que significa que as pessoas precisam de diferentes níveis de apoio. Todas as pessoas no espectro do autismo aprendem e se desenvolvem. Com o apoio adequado, todos podem ser ajudados e ter uma vida mais gratificante de sua própria escolha.

Mais comum do que você imagina...
O autismo é muito mais comum do que a maioria das pessoas pensa. Existem muitos autistas no Brasil. Estima-se que o Brasil, com seus 200 milhões de habitantes, possua cerca de 2 milhões de autistas. Pessoas de todas as nacionalidades e origens culturais, religiosas e sociais podem ser autistas, embora pareça afetar mais homens do que mulheres.

Como as pessoas autistas veem o mundo?
Pessoas autistas se sentem socialmente pressionadas. Normalmente as pessoas no espectro tem dificuldade de se relacionar com outras pessoas e de participar da vida cotidiana da família, da escola, do trabalho e da vida social. Outras pessoas parecem saber, intuitivamente, como se comunicar e interagir umas com as outras, mas também podem encontrar dificuldades para construir um relacionamento com pessoas autistas. Pessoas autistas podem se perguntar por que elas são "diferentes" e sentir que suas diferenças sociais significam que as pessoas não as entendem.

 

---